A autenticação de cópias consiste em certificar-se em uma xerocópia que ela confere com o original. Só quem tem fé pública pode certificar tal fato. Desta maneira, se você precisar que uma xerocópia tenha a mesma autenticidade do documento original, é só comparecer a um tabelião de notas e pedir uma cópia autenticada.
Veja Mais
Somente as pessoas dotadas de fé pública estão autorizadas a proceder ao reconhecimento de firmas (assinaturas). Firma, na linguagem dos cartórios é sinônimo de assinatura. Esta prática evita, e muito, a tentativa de fraudes em documentos.
Procede-se da seguinte maneira: a pessoa comparece primeiramente a um cartório de notas, apresenta-se ao tabelião com documento original e em bom estado de identidade
Veja Mais
A ata notarial é uma espécie de instrumento público em que o tabelião descreve fatos que tenha assistido ou percebido através de seus sentidos. É normalmente feito a requerimento de pessoa interessada e tem grande relevância , podendo solucionar inúmeros problemas atuais. P.ex.: o tabelião pode ser chamado a presenciar um sorteio; um depoimento, uma conversa telefônica no viva-voz, etc.
Veja Mais
A procuração é um contrato pelo qual o mandante (pessoa que "passa", outorga a procuração) nomeia alguém como seu mandatário (procurador) para praticar determinados atos jurídicos. Isso sempre acontece quando o mandante não pode praticar o ato pessoalmente por algum motivo.
Veja Mais
A escritura pública é um ato que só pode ser praticado por um tabelião de notas, que é um agente delegado do serviço público (exerce um serviço público em caráter privado). É documento dotado de fé pública e que faz prova plena. Desta maneira, traz muita segurança jurídica aos negócios realizados pelas partes.
Veja Mais
O testamento é a disposição de última vontade de qualquer pessoa capaz civilmente. Ele pode ser feito por instrumento particular, mas por esta forma não se pode assegurar com certeza absoluta que ele será cumprido: pode extraviar-se, ser dolosamente subtraído por pessoas interessadas, enfim, uma infinidade de situações podem ocorrer que impeçam o cumprimento da vontade do testador.
Veja Mais